sexta-feira, 5 de setembro de 2014

SEXTO ENCONTRO - 26/08/14


Retornamos às atividades hoje 26 de agosto de 2014, terça-feira, após duas semanas de recesso. Nesse encontro discutimos dois textos, os quais foram: Modalidades e Problemas do Processo de Socialização entre Crianças na Creche de Tullia Musatti e Relações com as Famílias de Gema Panigua e Jésus Palacios.

A turma foi dividida em grupos, os quais discutiram o texto escolhido e em seguida socializaram. Fiz parte do grupo 1, o texto selecionado por nós foi Relações com as Famílias de Gema Panigua e Jésus Palacios. Pudemos constatar que a realidade das creches em nosso território, tem muito haver com o que os autores comentam referente às relações família/escola,  estas se manifestam mais ativas na educação infantil, porém de forma muito complicada, pois são construídas expectativas tanto por parte das famílias como dos professores.

Conforme o que foi debatido no grupo, a creche tenta respeitar e considerar as várias conjunturas familiares, quando enviam comunicados por escrito à família, eles são endereçados aos pais ou responsáveis, pois a criança pode não possuir pai ou mãe, ou ainda morar com a tia, tio, avó, etc.

 Na prática pedagógica ainda está presente de forma ativa a comemoração do dia dos pais, das mães e das avós,  algumas professoras são contrárias a este fato e comentam que se a creche abordasse apenas o dia da família, estaria respeitando a diversidade familiar existente e demonstrando um certo nível de sensibilidade com as crianças que por algum motivo não tem mais o pai ou a mãe.


De acordo com os autores, a escola tem que saber lidar não só com a diversidade das estruturas familiares, mas também com as diferentes formas educativas presentes no contexto familiar "no dia-a-dia, elas precisam sentir-se livres para agir com seu filho conforme seu modelo educativo, sem sofrer a crítica permanente (comentário, gestos ou olhares de desaprovação) ou as constantes sugestões para "normalizar" seus filhos dentro de nossa suposta normalidade" (Paniagua, Palacius, 2007, p. 215). Quando as famílias percebem que são valorizadas e respeitadas pela escola, buscam aprender e colaborar mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário