Retornamos às atividades hoje 26 de agosto de 2014, terça-feira,
após duas semanas de recesso. Nesse encontro discutimos dois textos, os quais
foram: Modalidades e Problemas do Processo de Socialização entre Crianças na
Creche de Tullia Musatti e Relações com as Famílias de Gema Panigua e Jésus
Palacios.
A turma foi dividida em grupos, os quais discutiram o texto
escolhido e em seguida socializaram. Fiz parte do grupo 1, o texto selecionado
por nós foi Relações com as Famílias de Gema Panigua e Jésus Palacios. Pudemos
constatar que a realidade das creches em nosso território, tem muito haver com
o que os autores comentam referente às relações família/escola, estas se
manifestam mais ativas na educação infantil, porém de forma muito complicada,
pois são construídas expectativas tanto por parte das famílias como dos
professores.
Conforme o que foi debatido no grupo, a creche tenta
respeitar e considerar as várias conjunturas familiares, quando enviam
comunicados por escrito à família, eles são endereçados aos pais ou
responsáveis, pois a criança pode não possuir pai ou mãe, ou ainda morar com a
tia, tio, avó, etc.
Na prática pedagógica ainda está presente de forma
ativa a comemoração do dia dos pais, das mães e das avós, algumas professoras são contrárias a este
fato e comentam que se a creche abordasse apenas o dia da família, estaria
respeitando a diversidade familiar existente e demonstrando um certo nível de
sensibilidade com as crianças que por algum motivo não tem mais o pai ou a mãe.
De acordo com os autores, a escola tem que saber lidar não
só com a diversidade das estruturas familiares, mas também com as diferentes
formas educativas presentes no contexto familiar "no dia-a-dia, elas
precisam sentir-se livres para agir com seu filho conforme seu modelo
educativo, sem sofrer a crítica permanente (comentário, gestos ou olhares de
desaprovação) ou as constantes sugestões para "normalizar" seus
filhos dentro de nossa suposta normalidade" (Paniagua, Palacius, 2007, p.
215). Quando as famílias percebem que são valorizadas e respeitadas pela
escola, buscam aprender e colaborar mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário