Hoje ao
entrar na sala me deparei com um ambiente diferente. No centro da sala havia um
tapete com motivos infantis, com várias almofadas de diversos formatos em cima.
No mural tinha muitas obras de arte famosas de grandes pintores que ficaram
marcados na história. Uma caixa com imagens de algumas cidades brasileiras
começou a ser passada de mão em mão por um lado da sala e do outro foram
distribuídas obras de arte para serem apreciadas. Confesso que fiquei curiosa
para saber qual a finalidade de tudo aquilo.
Quando a
professora Joelma nos propôs verificarmos quais os aspectos do texto lido, Organizando
o espaço para viver, aprender e brincar das autoras Elinor Goldschmied e Sonia
Jackson, e relacioná-los aos objetos da sala, comecei a compreender que
poderíamos despertar nas crianças o interesse por obras de arte, com o objetivo
de instigar a percepção visual, desenvolver a imaginação, a leitura de imagem,
a concentração, noção de tempo, etc. Fiquei surpresa com estas informações,
pois acreditava que este trabalho só era viável no Ensino Fundamental.
Referente aos
cartões postais, descobrir que eles constituem um instrumento rico em informações, podendo
ser explorado a geografia dos lugares, as características físicas e culturais
da população, estimulando a imaginação e a socialização entre as crianças.
Este encontro
possibilitou uma transformação na minha forma de perceber a criança, porque
compreendi que quando limitamos o acesso ao conhecimento, ainda estamos
concebendo-a como um ser incompleto e impotente. A partir do momento que apresentamos
as obras e comentamos a respeito, as crianças não vão assimilar tudo, mas passam
a construir conhecimento e aumentar o
vocabulário, revelando seus interesses, curiosidades e necessidades.
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