terça-feira, 16 de setembro de 2014

SÉTIMO ENCONTRO - 09/09/14


Hoje ao entrar na sala me deparei com um ambiente diferente. No centro da sala havia um tapete com motivos infantis, com várias almofadas de diversos formatos em cima. No mural tinha muitas obras de arte famosas de grandes pintores que ficaram marcados na história. Uma caixa com imagens de algumas cidades brasileiras começou a ser passada de mão em mão por um lado da sala e do outro foram distribuídas obras de arte para serem apreciadas. Confesso que fiquei curiosa para saber qual a finalidade de tudo aquilo.

Quando a professora Joelma nos propôs verificarmos quais os aspectos do texto lido, Organizando o espaço para viver, aprender e brincar das autoras Elinor Goldschmied e Sonia Jackson, e relacioná-los aos objetos da sala, comecei a compreender que poderíamos despertar nas crianças o interesse por obras de arte, com o objetivo de instigar a percepção visual, desenvolver a imaginação, a leitura de imagem, a concentração, noção de tempo, etc. Fiquei surpresa com estas informações, pois acreditava que este trabalho só era viável no Ensino Fundamental.

Referente aos cartões postais, descobrir que eles constituem um instrumento rico em informações, podendo ser explorado a geografia dos lugares, as características físicas e culturais da população, estimulando a imaginação e a socialização entre as crianças.

Este encontro possibilitou uma transformação na minha forma de perceber a criança, porque compreendi que quando limitamos o acesso ao conhecimento, ainda estamos concebendo-a como um ser incompleto e impotente. A partir do momento que apresentamos as obras e comentamos a respeito, as crianças não vão assimilar tudo, mas passam a construir conhecimento e aumentar o vocabulário, revelando seus interesses, curiosidades e necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário