terça-feira, 30 de setembro de 2014

NONO ENCONTRO – 23/09/14

Este encontro possibilitou novas aprendizagens, assim como os demais, mas este eu achei mais significativo porque trouxe para o debate em sala um tema desafiador para todo educador que se propõe quebrar paradigmas enraizados na sociedade. Nele foi discutido o texto de Naíma Browne, que traz como título: A Identidade e as crianças como aprendentes. Nbeste a autora expõe uma grande preocupação referente à masculinidade hegemônica.

Antes do debate, aconteceu uma exposição de fotos que registravam crianças de diversos países, o fotógrafo trouxe um ítem que julgo muito importante, ele quis fotografar também o quarto destas crianças e através deste ato ele mostrou realidades bem distintas.

Crianças que desfrutam de muito luxo e conforto, outras que dormem no chão e o mais impactante, crianças que tem no lugar de brinquedos, armas potentes. Isto serviu para constatarmos que não existe apenas uma infância, mas diversas, pois depende dos seus contextos sociais e da temporalidade.

O momento que achei mais interessante foi quando a professora Joelma deu inicio ao debate do texto de Naíma Browne, pois estava ansiosa para saber a posição das demais educadoras presente. Achei o texto interessante e muito desafiador, já que o mesmo propõe o educador se posicionar contra o que está imposto pela sociedade.


As opiniões se divergiram muito, enquanto algumas acreditam que gênero é um tabu na educação infantil, mas que é preciso mudar isso. Outras acreditam ser muito difícil mudar esse paradigma, pois a escola já esta estruturada dessa forma.

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