segunda-feira, 25 de agosto de 2014

QUINTO ENCONTRO – 05/08/2014

Antes de iniciarmos os trabalhos a professora Joelma propôs que deitássemos sobre os colchonetes que foram espalhados pela sala e ouvíssemos as músicas do DVD Baby Einstein, foi um momento bem relaxante para todos. Logo após, a professora Imária fez a leitura do seu diário referente ao último encontro,  achei bem interessante seus comentários.


Com base nos teóricos Gema Paniagua e Jesús Palácios, a professora Joelma chamou atenção nos alertando que preparar não deve ser a finalidade principal da educação infantil, mas sim um dos seus objetivos. Muitas questões foram levantadas  referentes as dúvidas que pairam sobre o letramento na educação infantil. Alfabetizar ou não na primeira etapa da educação básica é um ponto que gera muito debate entre os profissionais da área. Enquanto o RCN declara que as crianças devem ter experiências de letramento, os teóricos Paniagua e Palácius (2007), afirmam que “preparar não significa treinar futuras habilidades”.


 Na visão de Kramer (1995) “A alfabetização é um processo que começa a ser construído fora e antes da entrada da criança na escola”. Se a criança convive em um ambiente que a estimule através de poesias, músicas, pinturas e histórias ela aprenderá antecipadamente de forma prazerosa os conhecimentos que serão adquiridos de forma mais aprofundada futuramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário