Antes de iniciarmos os trabalhos
a professora Joelma propôs que deitássemos sobre os colchonetes que foram
espalhados pela sala e ouvíssemos as músicas do DVD Baby Einstein, foi um
momento bem relaxante para todos. Logo após, a professora Imária fez a leitura
do seu diário referente ao último encontro,
achei bem interessante seus comentários.
Com base nos teóricos Gema Paniagua
e Jesús Palácios, a professora Joelma chamou atenção nos alertando que preparar
não deve ser a finalidade principal da educação infantil, mas sim um dos seus objetivos.
Muitas questões foram levantadas
referentes as dúvidas que pairam sobre o letramento na educação infantil. Alfabetizar ou não na primeira
etapa da educação básica é um ponto que gera muito debate entre os
profissionais da área. Enquanto o RCN declara que as crianças devem ter
experiências de letramento, os teóricos Paniagua e Palácius (2007), afirmam que
“preparar não significa treinar futuras habilidades”.
Na visão de Kramer (1995)
“A alfabetização é um processo que começa a ser construído fora e antes da
entrada da criança na escola”. Se a criança convive em um ambiente que a
estimule através de poesias, músicas, pinturas e histórias ela aprenderá
antecipadamente de forma prazerosa os conhecimentos que serão adquiridos de
forma mais aprofundada futuramente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário