segunda-feira, 20 de outubro de 2014

DÉCIMO SEGUNDO ENCONTRO - 14/10/14



Nesta noite pude conhecer um pouco das brincadeiras de infância das demais colegas de curso. Gostei bastante da forma como a professora Joelma planejou este encontro. Ela pediu que cada um se acomodasse nos colchonetes que estavam distribuídos no chão da sala e desenhasse em papel metro as brincadeiras do tempo de criança, achei muito divertido.

Logo após, socializamos para o grupo o que havíamos registrado através de desenhos. Pudemos perceber de perto o quanto as brincadeiras mudaram no decorrer do tempo. Antigamente as crianças se movimentavam bem mais no cotidiano, pois o momento favorecia as brincadeiras nas calçadas, nas praças ou até mesmo em plena rua. Hoje as crianças estão presas a TV, ao computador e ao celular, isso não significa que elas não se divertem desta forma, mas é preciso rever o tempo que elas estão passando com jogos eletrônicos, pois estes, não contribuem com o desenvolvimento da afetividade, o respeito nas relações com o outro, entre tantas outras coisas já comprovadas através de pesquisa efetuadas nesta área.
 
Outra questão importante debatida pelo grupo foi sobre as brincadeiras livres e as dirigidas. Ficou claro para mim, que ambas tem sua relevância, porém é necessário o educador saber escolher um momento para cada uma.

As brincadeiras que não há interferência de um adulto, ou seja, as brincadeiras livres, espontâneas, colaboram ativamente no crescimento da criatividade das crianças durante o seu processo de desenvolvimento. Quanto às brincadeiras dirigidas, o educador deve planejar no intuito da criança construir o conhecimento, incentivando para que esta supere seus próprios limites.

Outro momento bastante significativo foi quando a professora Joelma distribuiu na sala três modelos de rotinas semanais do berçário, pois foi possível compará-las e compreender que é através da rotina que percebemos como a criança é concebida no espaço educativo.



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