A professora Joelma iniciou o nosso encontro nos convidando para apreciar um vídeo que traz a música erudita, Baby Einstein - Baby Beethoven: Symphony of fun. Ela fez um breve e importante comentário a respeito da importância da música clássica para as crianças.
Se a criança tiver a oportunidade de conhecer e interagir com instrumentos musicais e for estimulada para apreciar o som destes, ela provavelmente será motivada a valorizar e gostar da música clássica.
Logo após, iniciamos uma discussão referente ao documentário que a professora nos recomendou assistir, o qual possui o seguinte título: As escolas de educação infantil de Reggio Emília, Itália. Joelma nos instigou a fazermos comentários sobre o mesmo, cada pessoa expôs o que mais lhe chamou atenção.
Neste, a UNIVESP - TV apresentou os trabalhos realizados no Centro Internacional Loris Malaguzzi e na Creche Gianni Rodari, entrevistou professoras, pedagogas, atelierista, cozinheira e pais. Em sua essência, o vídeo apresenta: a valorização das linguagens da criança, a organização do espaço, a equipe colaborativa e a participação dos pais neste contexto.
O trabalho realizado nas creches de Reggio Emília é referência em todo o mundo. Estes tiveram início juntamente com o pós-guerra. Teve como precursor Loris Malaguzzi, o qual era um intelectual conhecedor das teorias psicopedagógicas e que participava de seminários em Genebra com o grupo de Piaget. O mesmo traz como proposta a presença de um atelierista no espaço educativo, a fim de aumentar as possibilidade de crescimento das potencialidades das crianças.
No decorrer do encontro ouvimos a produção textual de algumas colegas sobre a função pedagógica da creche, a qual é norteada pelo binômio do cuidar e do educar. Durante muito tempo o termo cuidar esteve relacionado as atividades de cuidado com o corpo e o educar ligado ao campo pedagógico. Mas, na visão de alguns educadores estas duas ações estão interligadas, elas se complementam, pois a medida que se educa, também cuida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário