terça-feira, 29 de julho de 2014

TERCEIRO ENCONTRO 24/07/14

No encontro do dia 24/07/14, pudemos nos apropriar de conhecimentos proporcionados por três diferentes textos que foram apresentados de diversas formas como: desenhos, exposição das ideias principais e dramatizações.
O grupo que participei procurou expor partes importantes do texto de Ana Lúcia Goulart de Faria, o qual tem o seguinte título: Impressões sobre as creches no norte da Itália: Bambine se diventa. Este trata de um estudo que a autora fez sobre creches e pré-escolas no norte da Itália, em 1992. Ela comenta que o trabalho nas creches é norteado por uma nova concepção de criança, esta é vista como um outro, um diferente e não mais mais como um ser incompleto. 

A autora declara que "Adotando o princípio de que ninguém detém o monopólio de conhecimento sobre a criança, este conhecimento vem sendo construído de forma dinâmica nas interações entre a creche e as demais instâncias sociais. Para lidar com esta nova criança é necessário um novo adulto." (FARIA, 1194, p. 214).

Com base nesta afirmação buscamos retratar este comentário em um desenho, o qual simboliza uma espiral de conhecimento, abrangendo a criança, os pais, a professora e os estudiosos da área, todos juntos sendo protagonistas desta experiência, contribuindo para possibilitar o desenvolvimento intelectual da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário