terça-feira, 29 de julho de 2014

TERCEIRO ENCONTRO 24/07/14

No encontro do dia 24/07/14, pudemos nos apropriar de conhecimentos proporcionados por três diferentes textos que foram apresentados de diversas formas como: desenhos, exposição das ideias principais e dramatizações.
O grupo que participei procurou expor partes importantes do texto de Ana Lúcia Goulart de Faria, o qual tem o seguinte título: Impressões sobre as creches no norte da Itália: Bambine se diventa. Este trata de um estudo que a autora fez sobre creches e pré-escolas no norte da Itália, em 1992. Ela comenta que o trabalho nas creches é norteado por uma nova concepção de criança, esta é vista como um outro, um diferente e não mais mais como um ser incompleto. 

A autora declara que "Adotando o princípio de que ninguém detém o monopólio de conhecimento sobre a criança, este conhecimento vem sendo construído de forma dinâmica nas interações entre a creche e as demais instâncias sociais. Para lidar com esta nova criança é necessário um novo adulto." (FARIA, 1194, p. 214).

Com base nesta afirmação buscamos retratar este comentário em um desenho, o qual simboliza uma espiral de conhecimento, abrangendo a criança, os pais, a professora e os estudiosos da área, todos juntos sendo protagonistas desta experiência, contribuindo para possibilitar o desenvolvimento intelectual da criança.

domingo, 27 de julho de 2014

SEGUNDO ENCONTRO 17/07/14



A professora Joelma iniciou com a exibição de um vídeo O Rei Leão O Musical, uma produção maravilhosa, tanto a música como os figurinos belíssimos que os dançarinos usavam, os quais mexiam com o imaginário de qualquer criança, pois retratavam o mundo animal.


Em seguida ela pediu que produzíssemos um texto, o qual deveria conter nossas expectativas para o curso, nossas dúvidas e o que gostaríamos de aprender. A resposta a essas indagações veio através de um bate papo com a professora Magnólia Lopes, a qual é pedagoga, proprietária da Escola Moderna e sócia da Creche Escola Lioness de Irecê, esta funciona com a parceria da Prefeitura Municipal de Irecê.

Ela nos alertou que para atuar na educação básica é fundamental conhecermos as etapas que as crianças atravessam, os teóricos que embasam estes estudos, a importância do brincar neste período, o contato das crianças com a literatura infantil, entre outros elementos que proporcionam uma formação adequada à criança.

Ressaltou a importância do brinquedo na Educação Infantil e a conscientização dos pais e responsáveis das crianças para compreenderem o real significado do brincar, além de compartilhar site e títulos de livros voltados para a infância. 

A professora Magnólia não só respondeu a algumas questões levantadas, como enriqueceu o nosso bate papo com suas experiências valiosas na área de educação.

PRIMEIRO ENCONTRO - 10/07/14

O início do curso de extensão  CRECHE - ESPAÇO DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS QUE RESPEITA AS ESPECIFICIDADES DAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS, foi no dia
10 de julho de 2014 numa quinta-feira às 19 h, no espaço da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O mesmo está sendo ministrado pela professora mestre Joelma Bispo, a qual realizou no primeiro momento um apresentação entre os participantes. Recebemos e declamamos poesias que foram entregues pela professora, estas retratavam a infância,  seus encantos e curiosidades.

No segundo momento formamos grupos conforme a cor da flor que tinha ao lado da poesia que recebemos. Ficamos encarregados de responder a três perguntas, referente as características das crianças de 0 a 3 anos, as quais foram:
  1. Quem é?
  2. Como pensa?
  3. O que é capaz de fazer?
Joelma deixou a nosso critério, respondê-las através de palavras ou desenhos. Depois discutimos a respeito desse tema, cada grupo socializou suas respostas de forma bem descontraída. Gostei muito do primeiro encontro, achei bem interessante e dinâmico.

Através das respostas expostas pude ter noção como ocorre o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças de 0 a 3 anos e a importância dos estímulos nesta fase. É sempre bom estarmos interagindo como outras pessoas, além do que ao agregarmos conhecimentos novos aos já adquiridos anteriormente partimos para uma reflexão, na busca de um enriquecimento profissional e pessoal.